ELVAS NATURAL



No concelho de Elvas encontramos dois sítios da Rede Natura 2000, bem como outras zonas especialmente previligiadas para o "birdwatching". A nível florestal o manto de sobreiros, classificada como Árvore Nacional de Portugal, e principalmente de azinheiras, ocupando cerca de 33% da área total do território concelhio.


Sítio do Caia






O Sítio do Caia, localizado na zona Este do Concelho, estende-se para o território espanhol e ocupa uma área de cerca de 20% do Concelho de Elvas, caracterizada por ser a bacia do rio Caia, composta por montados de azinho e olival. A foz do rio Caia é frequentemente alagada sendo por isso habitat de espécies herbáceas. Neste sítio podemos encontrar outras espécies de flora como o trevo de quatro folhas ou o salgueiro branco. A nível de fauna podemos encontrar lontras ou bogas de boca arqueada.

Sítio Guadiana / Juromenha






Este sítio abrange parte do troço transfronteiriço do rio Guadiana, composto por matas de azinhos e montado, além de matos ribeirinhos. Est é único local onde existe Narcissus humilis que convive com várias colónias de morcegos nas ruínas da Ponte da Ajuda, bem como bogas, bordalos, lontras ou cágados mediterranicos.

Zonas de Proteção Especial





A zona prioritária de Vila Fernando (ZPE 1) representa uma forte relevância nacional e internacional para a conservação de aves estepárias na medida em que apresenta situações de habitat pseudo-estepário bem conservado, com populações de Sisões, Francelhos, Milhafres-reais e Rolieiros.

A Zona de Protecção Especial de Torre de Bolsa (ZPE 2) apresenta densidades excepcionais de machos reprodutores de Sisões, constitui uma das poucas áreas de reprodução de Abetardas no país; é a única zona conhecida do país onde ocorre a invernada do Francelhos e uma das únicas da Europa; e ainda representa a segunda zona de invernada mais importante do Peneireiros-cinzento conhecida em Portugal e
possivelmente da Europa.

Na zona de S. Vicente (ZPE 3) é igualmente uma zona de forte relevância nacional e internacional para a conservação de aves estepárias, pois alberga a maior população de Sisões do país, sendo ainda zona de nidificação de Abetardas.

A Important Bird Area da Albufeira do Caia (IBA) é de especial interesse pois ocorre a única colónia reprodutora de Andorinhas-do-mar-anã do interior do país; tendo ainda uma importante colónia de reprodução de Perdizes-do-mar. Aqui nidificam também os Patos-de-bico-vermelho e um dos poucos locais do país onde ocorre a invernada de Grous, Águias-pesqueira, Alcaravões, e habitat de Abetardas e Sisões.