VILAS E ALDEIAS

Ao redor de Elvas encontramos uma série de vilas e aldeias que individualmente têm uma personalidade própria e um património cultural, histórico e etnográfico que aconselham uma excursão para conhece-las.

Barbacena
Vila que foi sede de concelho até ao sec. XIX, tem ainda hoje um património edificado que merece a pena ver: a Igreja de N. Sra. Graça, o castelo medieval adaptado com obras abaluartadas, o Pelourinho , a Igreja de São Sebastião, a Igreja de Nossa Senhora do Paço e a Capela da Nazaré. Nos seus arrededores encontrámos também o castelo de Fontalva.

Calçadinha
A aldeia nasce em redor da Herdade, para residencia dos trabalhadores agricolas da mesma.

Santa Eulália
O seu nome provém da mártir emeritense, e ao reu redor podemos encontrar castelos, ermidas e variado património arqueológico. No centro da aldeia é bem visível o quarteirão ocupado pelo antigo castelo medieval e ao seu redor casas senhoriais que nos trazem à mémoria o passado agricola desta freguesia. A Matriz quinhentista merece a pena ser vista por fora e por dentro.

São Vicente
O "Povo" como lhe chamam os seus habitantes, é a mais rica freguesia a nível arqueológico do concelho. Desde o megalistismo ao romano, passando pelos povoados neolíticos estão bem patentes em seu redor. Na aldeia a principal características são as "gigantes" chaminés das suas casas.

Terrugem
Ainda hoje a tradição dos curtumes mantém-se viva nesta aldeia que tem registado um aumento de população. A igreja de Sto. António e a nova zona de entrada da aldeia são locais que merecem a visita.

Vila Boim
Foi até 1836 sede de concelho e tinha pertencido desde o sec. XVI à Casa de Brgança. A nível patrimonial encontramos a igreja Matriz, a de S. Francisco e os Passos da Via Sacra que se ornamentam para a tradicional procissão em Domingo de Ramos.

Vila Fernando
A "Aldeia da Conceição", dado ser o orago da sua igreja, teve a sua época dourada durante o sec. XX quando ali funcionava o Colégio de Menores, que animavam a aldeia, desde 1895. A primeira referencia histórica deste sitio surge em 1363.