PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO





Villa Romana da Quinta das Longas

Horário | sem restrições | está situada em propriedade particular
EN 246 - S. Vicente | GPS N 38º 94' 13.99'' W 7º 18' 55.12''


A ocupação melhor conhecida do sitio da Quinta das Longas materializa-se no edifício residencial da villa baixo-imperial que datamos do séc. IV ( podendo a sua construção e primeiro momento de ocupação situarem-se ainda dos finais do séc. III), ainda que existam vestigio da sua ocupação desde o séc. I.

Trata-se de uma villa de peristilo onde a água assume um papel de destaque no programa decorativo do edifício, sendo a fachada Norte aberta cenograficamente sobre a ribeira de Chaves com um pórtico que faz articulação entre o grande espelho de àgua e o ninfeu. Os pavimentos em mosaico e os elementos decorativos em mármore (frisos parietais e esculturas) completam o programa decorativo do edifício.



Castro de Segóvia

Horário | sem restrições | está situada em propriedade particular
EN 373 | GPS N 38º 97' 01.12'' W 7º 11' 28.81''
Este importante assentamento está implantado sobre um monte alongado, perto da estrada que liga Elvas a Campo Maior. Tratava-se de um povoado fortificado que remonta à Idade do Ferro, com posterior ocupação romana, com muralhas ao longo de um eixo de 120m.
O seu espólio tem revelado tratr-se de uma "cidade-estado" celta, dedicado à exploração mineira e indústria metalurgica. Destaca-se uma construção retangular, datável do sec. IV a.c., que tem sido identificada como a residencia do chefe local.


Cromeleque do Torrão

Horário | sem restrições | está situada em propriedade particular
EN 243 | GPS N 38º 95' 88.43'' W 7º 29' 60.63''

Situado num ligeiro cabeço, junto ao ribeiro do Torrão. Composto por dez menires de granito, que se distribuem entre o topo da elevação e as suas vertentes nascente e poente. Numa pequena paltaforma que lhe é contígua, existem mais dois menires e uma estrutura artificial composta por vários blocos graníticos afeiçoados, cuja funcionalidade é até agora desconhecida. Após as escavações dessconhece-se ainda a planta da disposicão original dos menires, ou seja do recinto megalitico de que faziam parte. A partir do topo da plataforma principal ter-se-á desenvolvido a instalação de um recinto de características presumivelmente sagradas.